quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Marketing é Ecologia

Quando falamos de marketing, certamente estamos falando sobre venda. Pode até soar estranho falar de venda pro biólogo, mas não deveria ser. Existe aquele estigma que o biólogo é aquele cara que vive no meio do mato, que não liga muito pra grana. Esqueça isso! Acredito que é justamente essa visão que se tem do biólogo seja em parte responsável pela falta de valorização desse profissional. Então, mesmo que você não sonhe com uma bolsa Gucci ou uma Ferrari, pense que você tem que ligar pra grana sim, pois infelizmente no mundo de hoje é assim que se dá valor a um profissional: pagando mais pelo seu serviço.

Dito isso vamos de fato entrar no nosso assunto principal e entender o que é Marketing.
É comum atrelarmos a idéia de Marketing à propaganda: mais uma vez esqueça isso! Publicidade e Propaganda é uma das áreas do Marketing. Não há uma, mas diversas definições para Marketing. Lá vai uma clássica: “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas ou grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros ”.

Complicado? Traduzindo para a Biologia podemos dizer que é Marketing é a Ecologia da Venda. É o estudo de toda relação entre a compra e venda de um produto (ou serviço), passando pela Propaganda (displays de comportamento), comportamento do consumidor, análise de concorrentes (competição), análise do mercado (fatores ambientais), etc.

Isso aproxima bastante o Marketing da Biologia. E podemos aproximar mais um pouco se pensarmos que a venda nada mais é que uma troca: o consumidor troca dinheiro (energia acumulada) por algum benefício.

O biólogo nada mais é que um prestador de serviços, seja ele autônomo ou funcionário de uma empresa (pública ou privada). Assim no mínimo é importante entendermos a nossa relação com nossos clientes.
Que tipo de você vende? Qual a importância do seu serviço pro cliente? Quem são seus clientes? Como melhorar a relação com ele? Como aumentar o número de clientes? Como fixar o preço? Quanto o cliente está disposto a pagar? Quais são seus concorrentes? Como a economia afeta seu negócio?

Essas são perguntas bem genéricas e resolvi não contextualizá-las a nenhuma área de biologia por querer, mas tenho certeza que seja lá qual for sua área de atuação biologia você já se vez algumas dessas perguntas. E se não fez para um pouco e pense, tenho certeza que contextualizando no seu trabalho algumas vão parecer bastante pertinentes.

Esse exercício de responder essas questões certamente é um passo importante para entendermos oque fazemos (vendemos) e quem compra (e porque) nosso serviço. Acredito que isso nos ajude ter uma visão melhor de nosso mercado e conseguirmos nos posicionar melhor dentro dele.

A proposta desse artigo foi dar uma primeira idéia do que é marketing e como podemos usá-lo na Biologia. Posteriormente postarei outros esmiuçando alguns conceitos de marketing e contextualizando para algumas áreas da Bio.

Um comentário:

  1. Acredite que esse blog é algo que esses senhores biólogos precisam muito. Muito mesmo.
    E dessa forma mesmo.
    Te admiro, meu jovem.
    Vamos ajudar a construir um novo conceito.

    ResponderExcluir